Festas e Romarias

Além disso, essas festividades têm o objetivo de preservar aspectos da cultura e tradições locais, transformando-se em momentos de celebração e devoção para todos.
O calendário de festas e romarias em Águeda é extenso e prolonga-se ao longo de todo o ano. Entre todas elas, vale a pena destacar algumas como a cerimónia do Senhor dos Passos (Águeda), a romaria das Almas Santas da Areosa (Aguada de Cima), a Romaria dos Santos Mártires de Marrocos (Travasso), a festa de São Sebastião (Águeda), a festa da Nossa Senhora da Saúde (Fermentelos) e a festa de São Geraldo (Bolfiar), entre outras.Essas festas são marcadas pelas cerimónias religiosas, mas também são animadas por tradicionais arraiais, que proporcionam momentos de convívio e alegria para os participantes.
Cerimónias do Senhor dos Passos
A imagem de Nossa Sra. da Soledade é levada, na Sexta-feira, cerca das 21:00h, para a Capela de Paredes.
Na noite seguinte é a vez da imagem do Senhor dos Passos ser levada para Assequins, desde a Igreja Matriz, até à capela da Sra. da Graça, direcção oposta a Paredes.
No domingo de Passos, à tarde, realiza-se o Sermão do Encontro na Praça Conde de Águeda, seguido pela procissão até à Igreja Matriz.
Já na Segunda-feira de Páscoa, é dia de celebrar a Senhora da Graça em Assequins, onde há a tradição do erguer do pau, uma atividade que dá origem ao nome das festividades: Festas do Pau. Segundo a lenda, o pau precisa ser de pinheiro, o mais alto existente no local, e tem que ser roubado. Essa tradição era promessa feita pelos jovens que iam para o serviço militar. O pinheiro é enfeitado com ramos e uma bandeira na ponta, e deve ser erguido até ficar direito no largo da capela, sendo queimado na noite de São João.
Os devotos vêm de fora do concelho para participar dessa grande festa que acontece em Bolfiar.
O local é lindo, com os rios Águeda e Alfusqueiro convergindo na localidade. Para obter a graça e proteção de São Geraldo, os romeiros costumam oferecer um tamanco de milho, uma telha furtada, uma cestinha de ovos ou um ramo de cravos.
O arraial acontece no Souto Rio, entre Águeda e Bolfiar, coincidindo com o feriado municipal de Águeda.
No tradicional Bairro da Venda Nova, localizado no centro da vila de Águeda, encontra-se a capela do Mártir São Sebastião, cujas tradições têm raízes antigas.
Essa festa fervorosa e o grande arraial que a acompanha são considerados a maior romaria da Região da Bairrada.
Uma característica desse evento é o fato de os agricultores darem três voltas com seus carros de bois enfeitados ao redor da Capela, pedindo a proteção divina para suas terras e culturas.